terça-feira, 19 de julho de 2011

Caminho das Indias

Para quem acha que vai descobrir a história do Sari e ver imagens do Taj Mahal, melhor não passar pela exposição. Paris-Delhi-Bombay, em cartaz no Centre Pompidou até o dia 19 de setembro, mostra uma Índia contemporânea através do trabalho de cerca de 50 artistas indianos e franceses, sendo 2/3 das obras tendo sido criadas exclusivamente para a exposição. 

A exposição trata de questões recentes, como o homossexualismo, o movimento feminista, o HIV, a violência contra as mulheres e contra as hijras (transexuais), o super povoamento na grandes cidades, a escassez de água potável, religião, castas, dentre outros.


A obra da artista indiana Hema Upadhyay mostra a maior favela da Asia, Dharavi, localizada em Mumbai (Bombay em francês), cidade mais populosa da Índia, homenageando seus habitantes que conseguiram, apesar das dificuldades, criar uma cidade dentro da Cidade, gerando uma economia paralela relevante no cenário econômico do país. 


Leandro Erlich criou um típico apartamento parisiense, onde na janela são projetadas imagens de uma rua movimentada em Mumbai. Paris assiste Mumbai da janela de seu confortável apartamento.














Para a instalação intitulada Ali Baba, Subodh Gupta criou uma "caverna" composta por pilhas de objetos em aço Inox, comum na Índia, evocando um comércio indiano.







O tapete indiano da artista Sakshi Gupta é, na verdade, composto de peças metálicas de automóveis, simbolizando o processo industrial do país.
















A exposição mostra, também, inúmeros vídeos retratando cenas do quotidiano na Índia e algumas publicidade que ironizam certos costumes, como a realizada pela marca de canetas permanentes Camlin.



Por fim, a obra do francês Orlan mistura as bandeiras indiana e francesa. Composta por lantejoulas que são fixadas no painel de madeira através de pregos, a obra capta diversas variações de luz com a ajuda de uma ventilação artificial.


Quem não puder ver a exposição, mas se interessar pela cultura da Índia poderá assistir os documentários que passaram na Arte (televisão franco-alemã) em complementação à exposição. Os documentários são em inglês com legendas em francês.


Centre Pompidou: Place George Pompidou, 75004

Nenhum comentário:

Postar um comentário