Atualmente, o lugar que eu mais frequento nos finais de semana é o Canal St. Martin. Primeiro porque moro perto e segundo porque ele realmente merece posição de destaque na capital francesa. O Canal foi inaugurado em 1825 para trazer água potável para a cidade de Paris. Ele tem 9 eclusas e 2 pontes giratórias, o que torna o passeio de barco um tédio, uma vez que o barco pára a cada 5 minutos de viagem para ser nivelado e continuar o trajeto. O melhor é visitá-lo a pé ou de bicicleta.
O ideal é chegar no bairro pela estação de metro Republique, entrar na rue Beaurepaire, seguir até o Canal, virar a esquerda e andar pelas suas margens até onde as pernas aguentarem.
Ao lado esquerdo da margem esquerda do Canal vale a pena visitar a rue de Marseille, onde recentemente abriu uma loja bem legal de roupas, móveis, bicicletas e livros (eu juro!) que se chama Centre Commercial. Ao lado encontra-se a famosa padaria que tem fama de vender o melhor croissant de Paris, Du pain et des Idées, mas que não abre nos fins de semana (Paris tem dessas coisas). Na mesma rua encontra-se as pontas de estoque das francesas Maje e Les Petits. Outras ruas legais para bater perna são as ruas de Lancry, rue Legouvé, rue Lucien Sampaix e rue des Vinaigriers. Para caçadores de roupas vintage o tesouro está no número 12 na rue de Lancry, um pouco mais afastado do Canal, na loja Thanx God I'm V.I.P.
Quem estiver com saudades dos EUA pode passar no duo da rue Beaurepaire Ari's Bagels + American Apparel, loja de roupas de L.A. Os bagels são deliciosos. O bom é pedir à emporter e comer na beira do Canal.
Subindo o Canal, duas boas sugestões de restaurante (com funcionários simpáticos!), o Hotel du Nord, onde eu não resisto e sempre peço o millefeuille de thon, e o Les Enfants Perdus, que fica em um cantinho super charmoso. A essa altura já passamos pela livraria Artazart Design Bookstore que também merece seu papel de destaque na região. Aliás, a livraria fica em frente ao restaurante Marcel, o indiano, lembram?
Subindo mais um pouco, sempre pelo lado esquerdo do Canal (quai de Valmy), pois, tirando o Hotel du Nord e o Marcel, todas as minhas indicações ficam neste lado, em uma parte abaixo do nível da rua encontra-se o Point Ephémère, ao lado do Corpo de Bombeiros. Este local abriga shows, boate, exposições de arte, espetáculos de dança... Vale a pena dar uma conferida na programação.


A melhor opção para visitar o Canal é no fim de semana, ainda que a padaria não esteja aberta. Melhor ainda, evitamos uns quilinhos a mais. No domingo as ruas que beiram o canal ficam fechadas para a passagem de carros e o comércio abre normalmente.
Centre Commercial: 2, rue de Marseille
Du Pain et des Idées: 34, rue Yves Toudic
Stock Maje: 6, rue de Marseille
Stock Les Petits: 11, rue de Marseille
Thanx God I'm V.I.P.: 12, rue de Lancry
Ari's Bagels: 8, rue de Beaurepaire
American Apparel: 10, rue de Beaurepaire
Hotel du Nord: 102, quai de Jemmapes
Les Enfants Perdus: 9, rue des Récollets
Artazart Design Bookstore: 83, quai de Valmy
Point Ephémère: 200, quai de Valmy
MK2 Quai du Loire: 7, quai de la Loire
MK2 Quai de Seine: 14, quai de la Seine
Mano, adorei o blog, está muito legal! Esse foi o meu post preferido! Vou continuar acompanhando e me enchendo de vontade de visitar a cidade da luz!
ResponderExcluirSaudade! Bjs, Nina.
Nina!!! Muitas saudades tb!!! Bjs pra vcs dois!!
ResponderExcluir